No mercado, existem vários métodos que podemos utilizar para alcançar excelentes resultados e hoje falaremos de dois dos mais importantes: MTBF e MTTR .
O MTBF significa “Mean Time Between Failures”, ou seja, “tempo médio entre falhas” e o MTTR significa “Mean Time To Repair” ou “tempo médio entre reparos”. Os dois são utilizados no monitoramento e aperfeiçoamento dos resultados das organizações e possibilitam o cálculo de outros indicadores.
O MTBF e o MTTR são dois dos principais indicadores de manutenção utilizados por empresas de diversos setores.
Os indicadores de desempenho (KPI) são parte fundamental no andamento das atividades industriais, pois são métricas que mostram como está o sucesso da sua empresa.
Por isso, as organizações precisam fazer o controle de suas manutenções, medindo o tempo em que seus equipamentos estarão disponíveis e o tempo que eles ficarão parados para algum reparo. Isso é imprescindível para que a empresa não tenha surpresas indesejáveis tendo sua produção comprometida pela parada inesperada dos seus equipamentos.
Sendo assim, indicadores de desempenho ajudam no gerenciamento das falhas e no tempo de disponibilidade de determinado equipamento.
O que é MTBF e como aplicá-lo?
O Tempo Médio entre Falhas é o cálculo que permite saber o tempo transcorrido entre uma falha e outra. É basicamente o tempo em que a máquina estará disponível e em perfeito funcionamento para a empresa.
Para calcular este tempo de disponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula abaixo:
MTBF = (Tempo total – Tempo perdido) / (Quantidade de paradas).
O que é MTTR e como aplicá-lo?
O Tempo Médio para Reparos é o tempo que a equipe de manutenção leva para solucionar as falhas que determinado equipamento teve. Sendo assim, durante este tempo o equipamento não estará disponível para a utilização.
Para calcular este tempo de indisponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula abaixo:
MTTR = (Tempo de parada) / (Quantidade de paradas).
Por que utilizar esses indicadores?
Os indicadores servem como referência para a tomada de decisões. Por isso, entendê-los é essencial para otimizar os processos da sua fábrica e aumentar os índices de produtividade, além da qualidade do produto final.
Com os registros e cálculos corretos destes indicadores de desempenho, a empresa consegue programar todas as manutenções de acordo com os históricos e assim otimizar a produção, uma vez que ela sabe em média a cada quanto tempo deve parar para fazer os reparos dos seus equipamentos.
Estes indicadores são usados há anos na indústria e têm sido importantes aliados no planejamento das ações e na otimização da manutenção.