ARMO do Brasil

Revestimento e Manutenção de Bombas Bipartidas/RDL

A solução para prolongar a vida útil dos ativos

Os benefícios desta solução:

  • Solução personalizada que protege o ativo contra o desgaste abrasivo ou corrosivo.
  • Serviço com a opção de realizar a recuperação do ativo com revestimentos policerâmicos, assim como também realizar as devidas manutenções e substituições de componentes.
  • Respeita os dimensionais originais do equipamento.
  • Oferece uma curva de produtividade superior à do equipamento original.
  • Aumenta o MTBF do ativo e a confiabilidade operacional.
  • Prazo de execução de até 5 dias em casos de revestimento, e até 15 dias no caso de manutenções mecânicas de maior complexidade. Sujeito ao cronograma de ordens de serviço.
  • Serviço com garantia de 1 safra.

A Armo do Brasil conta com mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Possui um avançado centro de serviços na cidade de Ribeirão Preto e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.

O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
 

As Bombas Centrífugas Bipartidas são equipamentos desenvolvidos para abastecimento de grandes caudais de água ou produtos. A sua construção é horizontal e se caracteriza por ter uma carcaza bipartida axialmente. Pela sua funcionalidade é possível encontrar este tipo de equipamentos em estações de tratamentos, indústrias de papel, combate aos incêndios e irrigações, entre outros.

Que problema identificamos?

 Os produtos transportados por estes equipamentos podem apresentar um amplo espectro de propriedades físico-químicas, portanto é esperável que ainda que a capacidade do equipamento seja bem dimensionada, desgastes excessivos podem ocorrer devido o contato com substâncias abrasivas ou corrosivas.

Como fazemos isso?

As Bombas RDL são equipamentos que normalmente possuem uma longa vida útil, mas que em compensação o seu custo de aquisição precisa ser planejado, uma vez que alguns modelos podem ultrapassar os R$ 300.000,00. Como consequência é importante realizar um monitoramento adequado para evitar a perda deste ativo, fruto do desgaste dos processos onde estes operam. A passagem dos fluidos, que em muitos casos estão carregados de partículas abrasivas, produz um desgaste constante na voluta e nos assentos dos anéis, afetando a sua produtividade e aumentando também os índices de vibração

Cada equipamento é estudado minuciosamente pela nossa equipe técnica, entregando uma solução personalizada para cada cliente ou tipo de situação. O serviço é realizado no centro de serviços da Armo do Brasil, onde o equipamento passa por sucessivas etapas de tratamento de superficial para depois iniciar as diferentes etapas da aplicação dos revestimentos policerâmicos de base epóxi. Controles de qualidade são realizados em todas as etapas para garantir a total satisfação do cliente.

As etapas de trabalho:

Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. Devido à criticidade desta etapa é que nenhuma bomba bi partida pode ser revestida em campo. O tratamento superficial é composto de várias etapas que conferem ao revestimento uma ancoragem de 622 kgf/cm2. É por este motivo que o revestimento não destaca do metal base como outros.

Reconstrução de dimensional: As regiões que sofreram um maior desgaste são recuperadas utilizando um revestimento de base epóxi com carga de titânio, zircônio e fibra de aramida. Este mix de componentes permite uma excelente compatibilidade com o metal base, conferindo uma maior resistência ao desgaste e impacto nas áreas mais críticas.

Revestimentos Policerâmicos: Após estudar as combinações de substâncias e temperaturas às quais o equipamento está sujeito, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi cerâmicos enriquecidos com matérias específicas que proporcionam ao equipamento uma excelente proteção de barreira contra o ataque químico e abrasivo. Estas camadas possuem um baixo coeficiente de atrito (0,05 Micros Ra) e a adesão de Politetrafluoroetileno (PTFE), o que lhe confere excelentes propriedades antiaderentes e faz com que o equipamento tenha um menor consumo de energia na operação.

Serviços de Manutenção: Nesta modalidade, a gestão de manutenção desse ativo é compartilhada com a Armo do Brasil, visando diminuir a probabilidade de falhas prematuras através de um escopo de manutenção mais completo. O equipamento recebido é desmontado e é elaborada uma relação dos serviços a serem executados que incluem: metalização de componentes, substituição de rolamentos, retentores e gaxetas, lubrificação além de outros serviços de usinagem.

Que setores podem se beneficiar?

  • Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.
  • Fabricas de papel, celulose e os seus derivados.
  • Indústrias de Alimentos e bebidas.
  • Indústrias Químicas e Petroquímicas
  • Estações de Tratamento de Efluentes.

Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?

Por se tratar de um equipamento dinâmico o preparo da superfície desenvolve um papel fundamental, por isso este serviço só pode ser realizado nas dependências da Armo do Brasil.