ARMO do Brasil

Revestimento em Rotores de Exaustor de Caldeira

A solução contra o desgaste e o acúmulo de impurezas

Os benefícios desta solução:

  • Protege o ativo contra o desgaste abrasivo ou corrosivo, reduzindo os custos com caldeiraria.
  • Elimina ou reduz as paradas para limpeza e balanceamento, garantindo elevados níveis de produtividade.
  • Solução personalizada com base nas caraterísticas da operação e tipo de caldeira.
  • Prazo de execução de 5 dias úteis. Sujeito ao cronograma de ordens de serviço.
  • Serviço com garantia de 1 safra.

A Armo do Brasil graças a um intenso trabalho de P&D de mais de uma década em parceria com os seus clientes, desenvolveu uma solução capaz de prolongar a vida útil destes ativos, além de amenizar ou até eliminar a necessidade de paradas não programadas de limpeza e re-balanceamento durante a safra ou campanha. O expressivo retorno sobre o investimento (ROI) e sustentabilidade desta solução exclusiva da Armo é reconhecida por diversos tipos de indústrias, e conta com várias premiações.

O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?  

Os rotores de exaustor de caldeira são equipamentos dinâmicos que conduzem os gases das caldeiras até a chaminé. O correto funcionamento destes equipamentos é essencial para garantir o bom funcionamento de uma caldeira sem prejudicar a performance da indústria.

Que problema identificamos?

Dependendo do tipo de combustível que a caldeira esteja utilizando, e a origem da mesma, a queima deste material pode gerar efeitos colaterais que são: processos corrosivos, abrasivos ou acúmulos de massa. Estes fenômenos diminuem a eficiência da operação, o que implica em elevados custos de paradas e de reforma dos ativos.

Como fazemos isso?

Cada equipamento é estudado minuciosamente pela nossa equipe técnica, entregando uma solução personalizada para cada cliente ou tipo de situação. O serviço é realizado no centro de serviços da Armo do Brasil, onde o equipamento passa por sucessivas etapas de tratamento de superficial para depois iniciar as diferentes etapas da aplicação dos revestimentos policerâmicos de base epóxi. Controles de qualidade são realizados em todas as etapas para garantir a total satisfação do cliente.

As etapas de trabalho:

Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. Devido à criticidade desta etapa é que nenhum rotor de exaustor pode ser revestido em campo. O tratamento superficial é composto de várias etapas que conferem ao revestimento uma ancoragem de 622 kgf/cm2.

Reforços estruturais: Após avaliar o caminho preferenciais dos gases é possível identificar os pontos de maior desgaste no equipamento. Nestas regiões é aplicada uma camada de resina com carga de titânio e zircônio que lhe conferem uma extraordinária resistência à abrasão, chegando próximo dos 96 Shore D de Dureza. Esta camada possui também um enriquecimento de fibra de aramida que além de aumentar a resistência à abrasão, faz estas regiões mais resistentes aos impactos.

Revestimentos Policerâmicos: Para finalizar o serviço, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi cerâmicos enriquecidos com matérias específicas que proporcionam ao equipamento uma excelente proteção de barreira contra o ataque químico e abrasivo. Estas camadas possuem um baixo coeficiente de atrito (0,05 Micros Ra) e a adesão de Politetrafluoroetileno (PTFE), o que lhe confere excelentes propriedades antiaderentes contra o acúmulo de fuligem, sílica ou outros resíduos. Conforme o revestimento vai sofrendo desgaste as camadas são gastas, evidenciando as cores das outras, obtendo desta forma um mecanismo que permite avaliar e projetar o desgaste e assim programar as próximas etapas de revestimento.

Que setores podem se beneficiar?

  • Usinas de açúcar, etanol e bioenergia.
  • Fabricas de papel, celulose e os seus derivados.
  • Indústrias de alimentos e bebidas.
  • Indústrias químicas e petroquímicas
  • Estações de tratamento de efluentes.

Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?

Por se tratar de um equipamento dinâmico o preparo da superfície desenvolve um papel fundamental, por isso este serviço só pode ser realizado nas dependências da Armo do Brasil.