ARMO do Brasil

Kits para Reparos Emergenciais de Furos

A solução ideal para reduzir o MTTR nas indústrias

Os benefícios desta solução:

  • Não precisa de mão de obra especializada.
  • Permite realizar reparos de forma de forma rápida, segura e econômica.
  • Fornecido em diferentes versões possibilitando uma ampla gama de reparos.
  • Compatível para reparos em áreas classificadas.
  • Permite realizar reparos emergenciais para possibilitando chegar até a data de uma parada programada.
  • Estoque estratégico a pronta entrega.

A Armo do Brasil, conta com uma mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Na cidade de Ribeirão Preto, possui um avançado Centro de Serviços e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.

O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
 

Os sistemas de reparo emergenciais, são compostos de base epóxi ou uretano (dependendo da sua versão) que possibilitam realizar reparos ou reforços em tubulações, tanques, e volutas que transportam ou armazenam substâncias nas indústrias. Existem três tipos de soluções:

Bastão Epoxi 2×1: Desenvolvido para realizar reparos emergenciais e vedar vazamentos de até 3 mm diâmetro em até 5 minutos.

Bandagem Industrial: Consiste em um kit para realizar reparos emergenciais de vazamentos em tubulações metálicas e não metálicas. Consiste em um kit para realizar reparos emergenciais de vazamentos em tubulações metálicas e não metálicas.

Aplicável em tubulações de até 24” de diâmetro com a finalidade de reparar ou reforçar a parede do mesmo. Apto para água potável e excelente resistência à maioria dos produtos químicos.

Kit RKA 800 Kevlar: é um sistema de contenção de vazamentos emergenciais cujo kit que contempla tudo o que é necessário para realizar reparos ou reforços estruturais em tubulações, tanques, flanges e uniões ou outras superfícies. É possível vedar vazamentos de vapor de até 10 kgf de vapor. O produto é excelente para trabalhar em contato com etanol, biodiesel, vapor, vinhaça, água e substâncias com pH de 2,0 a 11.

Que problema identificamos?

As substâncias utilizadas nas indústrias possuem uma série de propriedades que com o passar do tempo deterioram a resistência estrutural produto de processos corrosivos, erosivos, abrasivos, temperatura, vibrações e em muitos casos uma combinação de estes. Como consequência ocorrem furos ou trincas principalmente nas soldas, curvas de tubulações, ou áreas próximas aos flanges. Como consequência ocorrem vazamentos que implicam:

  • Possíveis contaminações ambientais.
  • Perigos para os colaboradores e terceiros.
  • Desperdiço de matérias primas que representam lucros cessantes.
  • Queda de produtividade.
  • Falha prematura de equipamentos.

Como fazemos isso?

O tipo de vazamento, substâncias contidas e condições de operação determinam o tipo de solução que será utilizada.

Bastão Epoxi 2×1: Ideal para pequenos furos e reparos. A superfície pode estar molhada.

Bandagem Industrial: Permite reforçar tubulações, uniões flangeadas, soldas ou rachaduras.

Kit RKA 800 Kevlar: Ideal para reparos em áreas classificadas, contato com vapor, ou substâncias corrosivas e abrasivas.

As etapas de trabalho:

Bastão Epoxi 2×1:

  1. Utilizar uma lixa para garantir que a superfície deve estar livre de óleo, graxa e sujeiras. Para obter um melhor resultado, recomenda-se dar uma rugosidade na superfície seja através do lixamento manual ou por meio de máquinas.
  2. Utilizando uma régua metálica corte um pedaço suficiente para cobrir e estancar a área do vazamento numa espessura de 3 mm, garantindo que se espalhe em todas as direções da área preparada.
  3. Aplique com a mão e gerando pressão uma quantidade suficiente de produto de forma que consiga cobrir a área do reparo e as proximidades.
  4. Aplique pressão na área onde o produto foi aplicado durante 3 a 5 minutos para selar o vazamento.
  5. A vida útil da mistura é de 3 a 5 minutos, então aplique o produto imediatamente após da mistura.

Bandagem Industrial:

  1. Preparação da Superfície: O ideal é reduzir a pressão do fluído o vapor ao máximo possível para facilitar a operação. Utilize a lixa para remover a ferrugem e restos de outras sujeiras próximo da área a ser reparada. Na sequência utilize um pano com álcool para descontaminar a superfície em volta do furo.
  2. Utilizando uma régua metálica corte um pedaço do Bastão Epoxi 2×1 para Reparos Stier suficiente para cobrir e estancar a área do vazamento numa espessura de 3 mm, garantindo que se espalhe em todas as direções da área preparada.
  3. Aplique pressão na área onde o produto foi aplicado durante 3 a 5 minutos para selar o vazamento.
  4. Retire a bandagem enrolada da sua embalagem e mergulhe-a na água por 20 segundos, o que fará com que o revestimento que envolve a bandagem seja ativado.
  5. Retire a bandagem da água e imediatamente enrole a todalidade da mesma mesma firmemente na tubulação começando a partir de um dos extremos cobrindo uma área entre 2” e 4” de cada lado da área onde foi aplicado o Bastão Epoxi 2×1.
  6. Assim que a área estiver completamente enfaixada, umedeça as mãos com água e passe-as por cima da área do reparo gerando pressão para suavizar a textura e remover possíveis bolhas. Em aproximadamente 30 minutos o reparo estará pronto para voltar ao serviço.

Kit RKA 800 Kevlar:

  1. Preparação da Superfície: O ideal é reduzir a pressão do fluído o vapor ao máximo possível para facilitar a operação. Utilize a lixa para remover a ferrugem e restos de outras sujeiras próximo da área a ser reparada. Na sequência utilize um pano com álcool para descontaminar a superfície em volta do furo.
  2. Atraque uma das pontas da Cinta de Atracar passando-as em torno da tubulação. Procure deixar a cinta pré posicionada ao lado de onde está sendo realizado o reparo.
  3. Mistura de Componentes: Antes de iniciar o processo de mistura homogêneo, considere à vida útil da mistura de acordo à temperatura do ambiente. Utilizando espátulas diferentes, misture o produto colocando 4 partes do Componente A para 1 parte do Componente B sobre a Prancha de Polipropileno de trabalho. Esfregue com pincel de cerdas curtas na área em volta do furo ou trinca.
  4. Faça uma pelota com a massa epóxi e coloque pressionada na chapinha no lado que está lixada e espere uns 5 minutos até a massa ganhar consistência.
  5. Em seguida posicione a chapinha centralizando em cima do furo ou trinca e na sequência posicione a cinta de atracamento sobre a chapinha e atraque com firmeza até sentir que o vazamento estancou, espere 30 minutos, retire a cinta.
  6. Aplicação do Revestimento: Utilizando uma espátula limpa, aplique uma camada uniforme sobre a Chapa Metálica e espere até chegar ao ponto de “durex”. A camada deverá ter entre um mínimo de 1,5 mm e um máximo de 19 mm de acordo com as condições das superfícies.
  7. Utilização da Tela de Fibra de Vidro: Utilizando um estilete ou tesoura, corte um pedaço da Tela e aplique sobre a área onde aplicou o revestimento. Na sequência, aplique parte do Revestimento sobre a outra camada da Tela.
  8. Camada Final do Revestimento: Aplique uma última camada do revestimento na área do reparo. Uma vez finalizada a aplicação, umedeça as mãos com álcool e passe-as por cima da área do reparo gerando pressão para suavizar a textura e remover possíveis bolhas e excesso de produto, aproveite essa fase para melhorar a forma do acabamento. Após 30 minutos aproximadamente, faça um teste com a ponta dos dedos tocando o revestimento, sinta se o revestimento está duro e firme, após a verificação o reparo estará pronto para voltar ao serviço com segurança.

Que setores podem se beneficiar?

  • Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.
  • Fabricas de papel, celulose e os seus derivados.
  • Indústrias de Alimentos e bebidas.
  • Indústrias Químicas e Petroquímicas
  • Estações de Tratamento de Efluentes.

Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?

Este tipo de Kits estão destinados para que o próprio cliente possa realizar o reparo nas suas instalações e no local onde aconteça o vazamento.

Para casos mais exigentes, o cliente também tem a possibilidade de contratar a Armo do Brasil para que realize o reparo em campo.