ARMO do Brasil

Revestimento em Roscas Transportadoras

Maior vida útil e disponibilidade dos ativos

Os benefícios desta solução:

  • Solução personalizada que protege o ativo contra o desgaste abrasivo ou corrosivo.
  • Oferece uma curva de produtividade superior à do equipamento original.
  • Aumenta o MTBF do ativo e a confiabilidade operacional.
  • Prazo de execução de até 5 dias. Sujeito ao cronograma de ordens de serviço.
  • Serviço com garantia de 1 safra.

A Armo do Brasil conta com mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Possui um avançado centro de serviços na cidade de Ribeirão Preto e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.

O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
 

É constituída por um eixo e um helicoide soldado que vai de fora a fora, e os seus tamanhos, design e materiais podem variar. A finalidade das roscas helicoidais é a de transportar produtos granulados ou sólidos com baixo teor de umidade. Este tipo de equipamento transforma o movimento rotacional em movimento linear transportando substâncias de forma horizontal ou inclinada.

Que problema identificamos?

Este tipo de equipamentos realiza esforços localizados de substâncias, que em muitos casos são abrasivas e corrosivas, e como consequência é possível evidenciar desgastes na parte periférica dos helicoides e nos extremos do tubo da rosca transportadora.

 Como fazemos isso?

O objetivo da nossa prestação de serviços inicia a partir do estudo das caraterísticas do processo e do equipamento desgastado, o que permite compreender quais são as áreas de maior desgaste e os motivos por trás deste. Na sequência é utilizado uma combinação de revestimentos destinados a reconstruir o dimensional assim como também um revestimento de reforço nas áreas de maior exigência, e finalmente um revestimento epóxi policerâmico quimicamente compatível com as substâncias do processo.

As etapas de trabalho:

Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. O tratamento superficial é composto de várias etapas que conferem ao revestimento uma ancoragem de 622 kgf/cm2. É por este motivo que o revestimento não destaca do metal base como outros.

Reconstrução de dimensional: As regiões que sofreram um maior desgaste são recuperadas utilizando um revestimento de base epóxi com carga de titânio, zircônio e Fibra de Aramida. Este mix de componentes permite uma excelente compatibilidade com o metal base, conferindo uma maior resistência ao desgaste e impacto nas áreas mais críticas. Este material é o mesmo que será utilizado na ponta dos helicoides para aumentar o MTBF do equipamento.

Revestimentos Policerâmicos: Após estudar as combinações de substâncias e temperaturas às quais o equipamento está sujeito, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi cerâmicos enriquecidos com matérias específicas que proporcionam ao equipamento uma excelente proteção de barreira contra o ataque químico e abrasivo. Estas camadas possuem um baixo coeficiente de atrito (0,05 Micros Ra) e a adesão de Politetrafluoroetileno (PTFE), o que lhe confere excelentes propriedades antiaderentes o que faz com que o equipamento tenha um menor consumo de energia na operação.

Que setores podem se beneficiar?

  • Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.
  • Fabricas de papel, celulose e os seus derivados.
  • Indústrias de Alimentos e bebidas.
  • Frigoríficos.
  • Indústrias Químicas e Petroquímicas
  • Estações de Tratamento de Efluentes.

Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?

Por se tratar de um equipamento dinâmico, o preparo da superfície desenvolve um papel fundamental, por isso este serviço só pode ser realizado nas dependências da Armo do Brasil.