ARMO do Brasil

Entenda como aumentar a qualidade das soldas TIG utilizando a Flux Tech 100 

Durante os processos de soldagem Tungsten Inert Gas, melhor conhecidos como TIG, existem três grandes desafios são a obtenção de uma boa penetração da solda e evitar a oxidação na raiz da solda e a formação de poros, fatores que podem afetar a resistência estrutural da união soldada. 

O conceito da Flux Tech 100, utiliza como base uma tecnologia que foi desenvolvida na 2° Guerra Mundial para reduzir o tempo de reparo dos aviões da Força Aérea dos Estados Unidos sem precisar da logística do transporte dos cilindros de gás inerte e reduzir a utilização de mão de obra. 

A Flux Tech 100 é um minério que ao ser misturado com álcool, forma uma pasta de consistência uniforme a qual é aplicada na raiz da solda (backing). Durante o processo de soldagem e pelo fato dela fundir a uma temperatura inferior ao aço inoxidável austenítico (1.700° C vs. 1.000° C) reduz a transferência térmica e aumenta a penetração. Durante o processo o Flux Tech 100 libera gases inertes e atóxicos que protegem a raiz da solda contra os efeitos de oxidação.

Quando é utilizada em soldagens superfícies de grande porte, esta solução fabricada pela Trytech possui vantagens significativas comparada aos métodos tradicionais como o gás inerte, fita solúvel ou chapas cegas. Entre as vantagens:

  • Aumenta a resistência estrutural da união soldada.
  • Economia de mão de obra (nos casos onde um dos operadores precisa aportar gás inerte e o outro realiza a solda).
  • Alto rendimento e baixo custo por metro soldado.
  • Fácil de armazenar.
  • Compatível com soldas de diferentes espessuras.
  • Ideal para chapas e tubos de baixa espessura.

Flux Tech 100, é utilizada em soldas de alta precisão nas indústrias nucleares, vasos de alta pressão, fábricas de fertilizantes, união de tubulações e fabricação de equipamentos industriais. Entre em contato com a nossa Equipe de Técnicos de Aplicação e solicite uma demonstração na sua indústria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também