ARMO do Brasil

Corrosão: O inimigo silencioso das indústrias

A corrosão é um processo químico ou eletroquímico que degrada a integridade dos materiais. Nas superfícies metálicas os efeitos deste processo comprometem a integridade do ativo, impactando na sua resistência mecânica e reduzindo a sua vida útil. Existem diferentes classificações dos processos corrosivos, em função das causas e os entornos nos quais se originam.

De acordo com a National Association of Corrosion Engineers, o custo direto da corrosão nos Estados Unidos ronda o 3.1% do seu PIB, aproximadamente 7,68 trilhões de dólares ou. No caso do Brasil não existe esses dados no momento deste artigo, mas se tomássemos a mesma base de cálculo estaríamos falando de um custo de R$2,69 bilhões de reais. Quando analisamos estes valores é indispensável estudar tecnologias que nos permitam suavizar os efeitos dos processos corrosivos, buscando aumentar a durabilidade e confiabilidade dos ativos de forma custo eficiente e sustentável.

Fonte: Custos da Corrosão e Estratégias Preventivas nos Estados Unidos (National Association of Corrosion Engineers.)

A Armo do Brasil, especialista em tecnologias contra o a abrasão e a corrosão, tem se dedicado a levar até as indústrias soluções tecnológicas, que a partir de revestimentos policerâmicos conseguem aumentar a durabilidade dos ativos, oferecendo uma durabilidade superior à original. Entre as vantagens que a tecnologia de recuperação e proteção de equipamentos industriais da Armo do Brasil oferece, podemos destacar:

Maior vida útil dos ativos: Oferece uma maior resistência mecânica e maior cobertura contra o ataque químico. Equipamentos que duravam semanas passam a durar meses, e aqueles que duravam meses, passam a durar anos.

Aumento produtividade: O trabalho de reconstrução respeita o dimensional dos equipamentos e os mantem por um tempo maior. Como o equipamento demora mais em desgastar ou perder dimensional, o equipamento consegue garantir taxas de produtividade superiores enquanto diminui o consumo de recursos energéticos ligados à operação desse ativo. 

Melhoras na confiabilidade industrial: Considerando o conceito da norma NBR 5462, quando comparado com equipamentos tradicionais, os equipamentos revestidos com tecnologias policerâmicas conseguirão desempenhar as suas operações sem falhas e de forma confiável por mais tempo.  

Solução Sustentável: O processo de recuperação diminui o impacto ambiental das indústrias, uma vez que permite recuperar e deixar em condições operacionais ativos que tinham sido descartados e diminuir a demanda de fabricar novos. 

Excelente Retorno sobre o Investimento (ROI): Esse é um dos fatores decisivos na hora de apresentar novas tecnologias e garantir que a indústria se torne mais eficiente e competitiva. O trabalho realizado pela Armo do Brasil destaca economias significativas:

  • Reduz o lucro cessante: Produto de vazamentos.
  • Diminui o custo de hora parada dos equipamentos ou processos: Em alguns casos os custos chegam a R$ 100.000,00/Hora.
  • Aumenta a produtividade: Quanto maior a capacidade produtiva, maiores serão as vendas que a indústria poderá ter. 

A Armo do Brasil é uma empresa que conta com um sólido posicionamento no mercado de manutenção, reparo e operações, conta com sólida experiência, estoques significativos e presença em campo, através da sua equipe de consultores de negócio.

 Solicite uma visita técnica sem compromisso para conhecer as últimas novidades e mais recentes tecnologias para a prevenção da corrosão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também