ARMO do Brasil

Case de Sucesso: Manutenção e Revestimento em Motobombas de Irrigação

Nas usinas de açúcar, etanol e bioenergia, as motobombas de irrigação têm a função de captar água das lagoas e transportá-las através de mangueiras até os canhões dos hidrorolls (é um processo da fertirrigação). Devido às diversidades de distâncias, altitudes e tipos de terrenos, estes equipamentos se encontram sujeitos a exigências operacionais e desgastes de origem abrasiva e corrosiva. As paradas destes equipamentos causam significativas perdas econômicas (reais ou potenciais).

Entenda como o Centro de Serviços da Armo do Brasil tem contribuído para melhorar a eficiência global destes equipamentos, ao mesmo tempo que reduz os custos totais operacionais.

DESAFIO

Problemas: 

Os ativos apresentavam problemas crônicos, que afetavam o percentual de disponibilidade por baixo do nível desejável.
Segue um exemplo das principais falhas e a frequência de ocorrência das mesmas (MTBF):

  • Quebra recorrente de eixos (Média de 350 Horas)
  • Desgaste rápido das luvas protetoras de eixos. (320 horas)
  • Perda significativa dimensional na voluta e tampa de pressão (1.750 Horas)
  • Vazamentos excessivos de gaxetas (160 horas – 917 litros por mês) 

Causa Raíz: 

Com base na análise, evidenciou que as lagoas possuem elevados percentuais de sólidos (Exemplo: cinza, fuligem, sílica e bagaço), e também um pH variável (ácido e alcalino). Por conta disso, os equipamentos, periféricos e acessórios, apresentavam desgastes recorrentes em curtos espaços de tempo.

Objetivo:

Aumentar o MTBF global, melhorar de forma significativa a disponibilidade dos equipamentos e os processos de fertirrigação, para melhorar a confiabilidade da operação.

SOLUÇÃO

Após estudar os processos de fertirrigação em campo durante a operação, os equipamentos foram levados para o Centro de Serviços da Armo do Brasil, onde foram confirmadas as hipóteses dos problemas estudados, sugerindo as seguintes melhorias:

Fabricação de Eixo em liga especial 🡪 Aumentar a resistência à quebra e ao efeito de “golpe de aríete”.

Metalização de Luvas com Liga Mix 🡪 Aumentar a durabilidade das mesmas.

Revestimento Policerâmico em Voluta, Tampa de Pressão e Tubulações🡪 Reconstrução do dimensional original através de um revestimento enriquecido com materiais com alta resistência à corrosão/abrasão e baixo coeficiente de atrito.

Instalação de Gaxetas da marca Carrara® 🡪 Realizar o engaxetamento utilizando materiais desenvolvidos especialmente fabricados para atender o mercado sucroenergético pela líder mundial de vedações de alta performance.

Serviços de Solda e Usinagem 🡪 Recuperação de rotor, chavetas, e outros reparos.

Substituição de Componentes 🡪 Rolamentos, retentores, juntas e lubrificação geral.

RESULTADOS/KPI’S

A partir de um trabalho de acompanhamento em campo, feedback constante e melhoria contínua, foi possível atingir níveis de excelência que foram além das expectativas.

Economia de Diesel: Embora não foi um objetivo inicialmente buscado, o cliente afirmou que teve uma economia de 30% de óleo diesel.
A hipótese é que o fato do revestimento preservar o dimensional original do equipamento sem desgaste, somado ao baixo coeficiente de atrito (baixa rugosidade) da camada, o motor precisa de menos esforço para bombear o produto. Desta forma há uma economia significativa, que faz a proposta ainda mais interessante. 

Custos de Manutenção: O cliente teve uma redução significativa nos custos operacionais, graças ao trabalho em parceria visando melhoria contínua, visitas de rotina e programação do envio dos equipamentos para o Centro de Serviços, para serem realizadas operações de manutenção preventiva.

Economia de Horas/Homem: A Gestão da Integridade das Motobombas ficou sob os cuidados da Armo do Brasil, otimizando o tempo hábil da equipe de mecânicos da usina.

Para saber mais sobre as Soluções Armo do Brasil, entre em contato com nossos especialistas!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também