Nas usinas de açúcar, etanol e bioenergia, as motobombas de irrigação têm a função de captar água das lagoas e transportá-las através de mangueiras até os canhões dos hidrorolls (é um processo da fertirrigação). Devido às diversidades de distâncias, altitudes e tipos de terrenos, estes equipamentos se encontram sujeitos a exigências operacionais e desgastes de origem abrasiva e corrosiva. As paradas destes equipamentos causam significativas perdas econômicas (reais ou potenciais).
Entenda como o Centro de Serviços da Armo do Brasil tem contribuído para melhorar a eficiência global destes equipamentos, ao mesmo tempo que reduz os custos totais operacionais.
DESAFIO
Problemas:
Os ativos apresentavam problemas crônicos, que afetavam o percentual de disponibilidade por baixo do nível desejável.
Segue um exemplo das principais falhas e a frequência de ocorrência das mesmas (MTBF):
- Quebra recorrente de eixos (Média de 350 Horas)
- Desgaste rápido das luvas protetoras de eixos. (320 horas)
- Perda significativa dimensional na voluta e tampa de pressão (1.750 Horas)
- Vazamentos excessivos de gaxetas (160 horas – 917 litros por mês)
Causa Raíz:
Com base na análise, evidenciou que as lagoas possuem elevados percentuais de sólidos (Exemplo: cinza, fuligem, sílica e bagaço), e também um pH variável (ácido e alcalino). Por conta disso, os equipamentos, periféricos e acessórios, apresentavam desgastes recorrentes em curtos espaços de tempo.
Objetivo:
Aumentar o MTBF global, melhorar de forma significativa a disponibilidade dos equipamentos e os processos de fertirrigação, para melhorar a confiabilidade da operação.
SOLUÇÃO
Após estudar os processos de fertirrigação em campo durante a operação, os equipamentos foram levados para o Centro de Serviços da Armo do Brasil, onde foram confirmadas as hipóteses dos problemas estudados, sugerindo as seguintes melhorias:
Fabricação de Eixo em liga especial ? Aumentar a resistência à quebra e ao efeito de “golpe de aríete”.
Metalização de Luvas com Liga Mix ? Aumentar a durabilidade das mesmas.
Revestimento Policerâmico em Voluta, Tampa de Pressão e Tubulações? Reconstrução do dimensional original através de um revestimento enriquecido com materiais com alta resistência à corrosão/abrasão e baixo coeficiente de atrito.
Instalação de Gaxetas da marca Carrara® ? Realizar o engaxetamento utilizando materiais desenvolvidos especialmente fabricados para atender o mercado sucroenergético pela líder mundial de vedações de alta performance.
Serviços de Solda e Usinagem ? Recuperação de rotor, chavetas, e outros reparos.
Substituição de Componentes ? Rolamentos, retentores, juntas e lubrificação geral.
RESULTADOS/KPI’S
A partir de um trabalho de acompanhamento em campo, feedback constante e melhoria contínua, foi possível atingir níveis de excelência que foram além das expectativas.
Economia de Diesel: Embora não foi um objetivo inicialmente buscado, o cliente afirmou que teve uma economia de 30% de óleo diesel.
A hipótese é que o fato do revestimento preservar o dimensional original do equipamento sem desgaste, somado ao baixo coeficiente de atrito (baixa rugosidade) da camada, o motor precisa de menos esforço para bombear o produto. Desta forma há uma economia significativa, que faz a proposta ainda mais interessante.
Custos de Manutenção: O cliente teve uma redução significativa nos custos operacionais, graças ao trabalho em parceria visando melhoria contínua, visitas de rotina e programação do envio dos equipamentos para o Centro de Serviços, para serem realizadas operações de manutenção preventiva.
Economia de Horas/Homem: A Gestão da Integridade das Motobombas ficou sob os cuidados da Armo do Brasil, otimizando o tempo hábil da equipe de mecânicos da usina.