Você já se perguntou como as decisões na gestão de MRO são tomadas na sua indústria? Os gastos indiretos associados aos materiais e aos suprimentos de suporte que não aparecem nos produtos finais — mas permitem que eles sejam criados — enquadram-se na categoria Manutenção, Reparo e Operações.
Já parou para pensar que essas despesas são melhores gerenciadas quando têm a mesma atenção rigorosa que os gastos diretos? Nelas, estão incluídos desde peças de reposição, ferramentas e produtos químicos industriais até móveis, produtos de custódia e material de escritório.
O que é MRO?
Nas áreas de negócios, manufatura e cadeia de suprimentos, MRO significa Manutenção, Reparo e Operações. Em outras palavras, são bens usados no processo de produção que não fazem parte do produto final.
O termo MRO é definido de maneira muito ampla e pode abranger uma variedade grande de produtos. Por isso, as indústrias geralmente classificam os itens em categorias e subcategorias, por exemplo:
- Itens e peças de reposição;
- equipamentos como bombas e válvulas;
- consumíveis: abrasivos, produtos para solda e corte, adesivos, suprimentos de limpeza, manutenção da fábrica, equipamentos de proteção individual (EPI), lubrificantes e atividades concluídas para restaurar ou manter o funcionamento dos equipamentos e processos de manutenção.
- baterias;
- materiais elétricos;
- rolamentos e retentores;
- ferramentas de reparação e outras.
A lista é extensa e vai depender muito do seu tipo de negócio e metas e dos objetivos da indústria.
Quais são os benefícios da gestão de MRO para as empresas?
Três grandes vantagens de otimizar as atividades de Manutenção, Reparo e Operações no dia a dia da sua indústria:
1. Reduz gastos e consumo de peças
Uma estratégia de MRO bem projetada minimiza gastos e consumo de várias maneiras, como gerenciar peças reparáveis com melhor eficiência e usar métodos de compra mais estratégicos.
Uma abordagem moderna da manutenção industrial também contribui para administrar as garantias com mais eficiência; e o gerenciamento de reparo de componentes pode reduzir falhas de equipamentos e diminuir custos de substituição por meio da otimização de MRO.
2. Melhora a produtividade da equipe técnica
O bom uso de tempo e energia da sua equipe pode ser o benefício mais promissor de um melhor gerenciamento de MRO. Com controles em vigor para acesso e atividades da despensa, funções e responsabilidades redefinidas e muito mais, os membros da equipe otimizam seu tempo. Com isso, eles podem focar mais na operação da fábrica, realizando manutenção corretiva ou preditiva, resultando em mais produtividade.
3. Aumenta a receita
Projetos focados na otimização do inventário de MRO fornecem bons números no ROI — Retorno sobre o Investimento. Um sistema de gerenciamento de ativos possibilita uma visão geral e permite o compartilhamento, mesmo entre fábricas. Isso ajuda a reduzir os requisitos de espaço de armazenamento e o tempo necessário para o gerenciamento de peças.
Se você precisa de apoio para maximizar seus resultados da sua indústria através da gestão eficiente dos itens de MRO a Armo do Brasil é a parceria que você busca para otimizar resultados!
São mais de 20.000 itens entre abrasivos, borrachas, adesivos, mangueiras, plásticos industrias, ferramentas, soluções químicas e outros. Tudo isso a pronta entrega para que você tenha cada vez mais competitividade e agilidade na reposição dos itens de MRO.
Entre em contato com nossa equipe de consultores e peça seu orçamento.