ARMO do Brasil

Uma chave para cada tipo de aplicação e o cuidado com a manutenção visando prolongar a vida útil desta ferramenta

Que existem diferentes tipos de chaves disponíveis no mercado você certamente já sabe e que cada uma delas é aplicável em uma situação específica, também. O objetivo desse artigo é detalhar cada uma delas e suas principais aplicações. Por conta da grande variedade de modelos, é comum ter dúvidas de como cada uma se aplica em cada situação.

Dos profissionais de manutenção ao público em geral, as chaves mais comuns são sempre interessantes de ter à mão visando agilidade nos serviços da manutenção industrial ou mesmo do dia a dia da casa.

Conheça os tipos mais comuns de chaves e suas finalidades.

1 – Chave de fenda: É a chave que acaba dando nome a todas as outras. Tem a função de girar, afrouxar ou apertar parafusos, sendo uma chave essencial para diversas situações, mas devem ser utilizadas apenas nas fendas simples. Elas existem em vários tamanhos e a necessidade vai de acordo com a medida do parafuso utilizado e com o comprimento da haste, uma vez que pode-se precisar de uma maior ou menor, conforme o seu objetivo ou local a ser trabalhado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2 – Chave phillips: Outro modelo popular, que se diferencia do modelo anterior pela cabeça estrelada (tipo phillips). Os tamanhos disponíveis variam de acordo com o número de pontas da estrela e, como a de fenda, pelo comprimento da haste. Da mesma forma, só é recomendado utilizá-la quando a cabeça do parafuso for igual à chave.

3 – Chave fixa: em alguns lugares,também é conhecida como “chave de boca”. Sua utilização se dá em parafusos e porcas sextavados, isto é, com seis lados. Para polivalência de utilização, possui pontas estreitas que permitem o uso em locais de difícil acesso.

4 – Chave estrela: é uma chave que preza pela praticidade, sendo ideal para apertar ou soltar parafusos e porcas sextavados. Assim como a fixa, possui tamanhos que variam de acordo com sua necessidade. Uma vantagem específica dela é que possui pontos maiores de fixação, que distribuem a força no parafuso/porca de uma forma uniforme, reduzindo o dano na deformação dos cantos.

5 – Chave combinada: Nela temos o popular “2 em 1”: um modelo que une em uma só ferramenta, de cada lado, uma chave fixa e uma estrela. É uma ferramenta polivalente e que serve para otimização de tempo de quem a utiliza, uma vez que a mesma chave destina-se a diferentes finalidades.

6 – Chave allen: seu modelo mais conhecido é em formato de L, e é muito utilizada em bicicletas, violões e brinquedos, entre outros itens. Seu grande diferencial é que proporciona ao operador um “efeito alavanca” no momento de apertar parafusos sextavados internos.

Cuidados com a manutenção das suas chaves

Conheça algumas dicas para prolongar a vida útil das suas chaves:

  • Não utilizar prolongadores sobre as chaves, pois isso aumenta o torque aplicado e, consequentemente, diminui a vida útil da ferramenta.
  • Faça a limpeza correta, pois a maioria dos resíduos ajudam no acúmulo de umidade, o que propicia a oxidação.
  • Realize a limpeza com um pano seco, estopa ou escovas, removendo todos os resíduos do corpo e, em seguida, utilize um lubrificante para mantê-la sempre em perfeito estado de conservação. Caso o uso das chaves e demais ferramentas seja mais frequente, você pode adotar essa rotina semanalmente, ajudando a preservar a vida útil de cada item.

Na Armo do Brasil você encontra, a pronta entrega, a linha completa de ferramentas da marca Gedore. Parceria recém formada que veio fortalecer as soluções oferecidas ao mercado industrial há mais de 25 anos.

Necessita de auxílio na especificação de ferramentas? Conte com a equipe especializada Armo do Brasil.

Veja também