Tão importante quanto vender, é saber comprar. Afinal, os lucros de uma empresa não vêm apenas das vendas que ela obtém. A capacidade de economizar nos processos internos tem tanto peso quanto o dinheiro que “entra” no final do mês.
Uma boa gestão de compras depende de processos organizados e poder de barganha. Veja, então, algumas dicas para melhorar os resultados desse setor na sua indústria.
1. Faça pesquisa de mercado
É essencial que a organização esteja sempre atenta e aberta a novas possibilidades de parceria. Afinal, o mercado muda cada vez mais rápido e sempre há novas opções surgindo.
E isso não envolve apenas a compra de insumos e matéria-prima. Todos os dias, o mercado recebe soluções que podem ajudar a empresa a atuar de forma mais assertiva e dinâmica, seja por meio de processos mais eficientes, ou por meio da tecnologia.
2. Conheça o consumo da empresa
Para comprar melhor, a indústria precisa entender o que, de fato, precisa e no que realmente vale a pena investir. Por isso, conhecer o tipo de consumo e necessidades que mantêm em dia o seu funcionamento é o primeiro passo para evitar desperdícios. E isso não serve apenas para o setor de compras: pode ajudar a empresa a conectar todas as suas atividades, refletindo também nos outros departamentos.
3. Mantenha um estoque mínimo
O estoque pode ser um grande vilão no caixa da indústria, principalmente se os produtos armazenados lá não estiverem submetidos a um constante controle e organização. O ideal, portanto, é que a empresa procure manter sempre um estoque mínimo, pois esse fato ajuda a evitar que as mercadorias sejam perdidas ou extraviadas. Isso sem falar na redução do risco em relação aos pedidos urgentes. Afinal, quanto mais pressa a empresa tiver para repor seu estoque, mais cara tenderá a compra pois não haverá tempo para avaliar as propostas de cada fornecedor. Por outro lado, quando o estoque está organizado e a necessidade de novos insumos ocorre de forma programada, o preço a ser pago por eles tenderá a ser mais competitivo e o processo irá impactar o mínimo possível nas atividades do negócio.
4. Avalie a capacidade de atendimento do fornecedor
Um bom fornecedor não é só aquele que oferece o melhor preço, também é aquele que entrega o produto na quantidade solicitada e dentro do prazo combinado. Existem, hoje, muitas empresas que tentam ganhar destaque no mercado a partir dos preços competitivos que praticam. Isso, atrai olhares atentos e chama a atenção de quem trabalha em setores de compras, mas nem sempre a propaganda positiva é o que parece ser. Todo cuidado é pouco na hora de fechar negócio com um novo fornecedor.
Uma boa dica é fazer pedidos envolvendo uma quantidade menor de insumos e, aos poucos, ir avaliando a competência técnica daquela empresa em cumprir com seus serviços. E, claro, nunca perder de vista a relação de confiança já construída com fornecedores antigos.
5. Não abra mão da qualidade dos insumos
De nada adianta comprar mais barato se o insumo vier com uma qualidade inferior que, invariavelmente, irá refletir no resultado, na performance, no retrabalho e na imagem da sua indústria.
6. Negocie sempre
A negociação deve fazer parte da rotina da gestão de compras, afinal, a economia na aquisição de insumos tem impacto direto na geração de lucros. Para ter acesso às melhores propostas e fechar um bom negócio, é importante ter uma ampla lista de fornecedores, o que permite à indústria pesquisar diferentes possibilidades e condições antes de fechar uma compra.
Além disso, também é indispensável manter um bom relacionamento com os fornecedores, o que pode ser um importante diferencial para fechar um bom negócio.
Mas, atenção: uma boa negociação não envolve apenas a busca por bons preços. É preciso avaliar também outros aspectos, como condições de pagamento, prazo de entrega e, principalmente, a qualidade, durabilidade e performance do produto adquirido.
7. Modernize a gestão de compras
Nem sempre é fácil dar conta de uma boa gestão de compras. E quanto mais o mundo evolui, mais difícil fica manter tudo organizado em meio a uma rotina dinâmica. Por isso, modernizar o setor é tão importante quanto a economia que ele gera ao fim de cada mês.
Nesse sentido, investir em softwares de gestão, pesquisas mercadológicas e análises de consumo pode ajudar a empresa a estabelecer critérios mais precisos de compra e assim avaliar melhor os seus fornecedores, sejam eles antigos ou novos. Quanto mais eficiente for esse setor, mais sucesso e segurança terá a empresa na hora de comprar insumos e matéria-prima. E melhores estratégias poderão ser aplicadas nesse processo.
Afinal, uma gestão de compras eficiente tem vínculo direto com as finanças e com a geração de lucros da empresa. Muitas vezes, é esta a qualidade que a empresa precisa para alavancar o seu próprio crescimento.
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