Durante os processos de solda MIG, são geradas projeções de metal fundido, melhor conhecidas como spatter ou respingos de solda, e que são consideradas como um defeito de solda que inclui contaminantes nas superfícies soldadas e prejudicam a vida útil dos consumíveis e a qualidade das soldas.
DESAFIO
Problemas:
Como consequência do acúmulo de respingos nos componentes das tochas, a vida útil dos consumíveis era baixa fazendo aumentar os custos ao mesmo tempo que diminuía a produtividade do setor da solda. Mesmo que o cliente utilizava uma outra tecnologia de anti respingos de uma outra marca, o mesmo vivenciava os seguintes problemas:
Processo de Soldagem: MIG
Tipo de arame de solda: Arame maciço de Inox
Amperagem: 270 Amperes
Jornada de trabalho: 8 horas
Reaplicação de anti respingo: A cada 5 minutos
Tempo de reaplicação de anti respingos: 20 segundos
Remoção de respingos de solda: A cada 2 minutos
Tempo de limpeza: 60 segundos.
Vida útil do Bico de contato: 15 dias
Vida útil do Bocal: 30 dias
Travamento na saída do arame: Em média 5 vezes por dia.
Causa Raíz:
Processos com amperagens elevadas e ciclos de soldagens prolongados fazem com que a proteção dos anti respingos tradicionais evaporem rapidamente, deixando a tocha desprotegida, favorecendo o acúmulo de respingos que produzem porosidades, frequentes paradas para limpeza e ocasionais travamentos no arame de solda.
Objetivo:
Aumentar a durabilidade dos consumíveis para reduzir os custos de soldagem, além de aumentar a produtividade e qualidade das soldas.
SOLUÇÃO
Foi recomendada a utilização de um anti respingo de base cerâmica para proteger as tochas MIG por períodos longos e ainda com temperaturas elevadas. Uma aplicação de produto Xeramic 390 em tochas MIG fornece uma proteção anti respingo por um período médio de 8 horas de serviço contínuo (teve casos aonde durou 6 horas e outros aonde durou 2 dias e meio) reduzindo também o gasto em consumíveis de solda.
RESULTADOS/KPI’S
Após 30 dias de uso, o produto Xeramic 390 comprovou uma eficiência e versatilidade, superando todas as expectativas do cliente diante dos seus problemas crônicos. Como resultado, foi possível mensurar os seguintes resultados.
- Produtividade do Setor de Solda: Aumento de 15 e 20%.
- Vida útil dos consumíveis: Os bicos de contato, bocais e difusores apresentaram um aumento de durabilidade de 4 a 5 vezes superior à anterior.
- Redução de Custos com Consumíveis de Solda: 38%.
- Porosidade nas soldas: Foi evidenciada uma redução de retrabalho de 65% no local de trabalho onde o produto foi testado.