ARMO do Brasil

Revestimento em Espelhos e Tampas de Pré-aquecedores de Caldo

Uma solução com excelente custo x benefício

Os benefícios desta solução:

  • Solução personalizada que permite recuperar o dimensional desgastado além de proteger o ativo contra o desgaste abrasivo ou corrosivo.
  • Evita os problemas de corrosão galvânica (espelho em aço carbono e tubulações em aço inox).
  • Oferece uma curva de produtividade superior à do equipamento original.
  • Aumenta o MTBF do ativo e a confiabilidade operacional.
  • Prazo de execução variável em função da quantidade de equipamentos e condição do mesmo. Prazo médio de 2 dias por equipamento.
  • Serviço com garantia de 2 safras.

A Armo do Brasil conta com mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Possui um avançado centro de serviços na cidade de Ribeirão Preto e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.

O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
 

Os pré aquecedores de caldo são equipamentos utilizados nas usinas de açúcar, etanol e bioenergia, cuja finalidade é justamente pré-aquecer o caldo para futuras operações como evaporação e decantação. Nestas instâncias de tratamento de caldo o objetivo é eliminar o maior número de micro-organismos através de reações químicas.

Estes equipamentos consistem em um conjunto de tanques que podem ser posicionados de forma horizontal ou vertical. As extremidades destes possuem espelhos furados através dos quais passam tubulações em que circula e é aquecido o caldo.

Que problema identificamos?

Apesar destes equipamentos terem uma boa durabilidade, também possuem uma série de problemas crónicos que deterioram a sua condição, prejudicando o desempenho e podendo ocasionar paradas não programadas ou custosos vazamentos de matéria prima.

Corrosão Galvânica: Geralmente os espelhos são fabricados em aço carbono e as tubulações em aço inoxidável, este ponto de contato entre ambos os metais gera um ânodo de sacrifício gerando processos corrosivos que corroem e furam o metal.

Ataque químico: As reações químicas do tratamento de caldo somado às substâncias utilizadas nos processos de limpeza e descontaminação acabam produzindo um desgaste nos espelhos, divisórias e tampas, produzindo furos que prejudicam o correto funcionamento dos equipamentos.

Abrasão: Pelo teor de impurezas e sólidos que ainda podem estar presentes neste processo, a abrasão tem um efeito potencializado, uma vez ele trabalha sobre as áreas onde já se iniciou um processo de ataque químico.

Como fazemos isso?

Para este tipo de equipamento a Armo do Brasil possui uma solução com um excelente retorno sobre o investimento, uma vez que além de oferecer uma excelente relação de custo x benefício em relação à manutenção convencional, também reduz os prazos de manutenção de meses para alguns dias, é mais econômica e oferece uma maior resistência à corrosão-abrasão do que os materiais tradicionalmente utilizados.

O procedimento de recuperação deste equipamento inclui etapas de preparação de superfície, recuperação à frio das áreas onde houve perda de dimensional, além de revestimentos com excelente compatibilidade química, térmica e anti abrasiva. Isso tudo se traduz em equipamentos mais seguros, duráveis e confiáveis.

Cada equipamento é estudado minuciosamente pela nossa equipe técnica, entregando uma solução personalizada para cada cliente ou tipo de situação.

As etapas de trabalho:

Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. O tratamento superficial é composto de várias etapas que conferem ao revestimento uma ancoragem de 622 kgf/cm2. É por este motivo que o revestimento não destaca do metal base como outros.

Reconstrução de dimensional: As regiões que sofreram um maior desgaste são recuperadas utilizando um revestimento de base epóxi com carga de titânio, zircônio e Fibra de Aramida. Este mix de componentes permite uma excelente compatibilidade com o metal base, conferindo uma maior resistência ao desgaste e impacto nas áreas mais críticas.

Revestimentos Policerâmicos: Após estudar as combinações de substâncias e temperaturas às quais o equipamento está sujeito, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi cerâmicos enriquecidos com matérias específicas que proporcionam ao equipamento uma excelente proteção de barreira contra o ataque químico e abrasivo. Estas camadas possuem um baixo coeficiente de atrito (0,05 Micros Ra) e a adesão de Politetrafluoroetileno (PTFE), o que lhe confere excelentes propriedades antiaderentes facilitando as operações de limpeza.

Que setores podem se beneficiar?

  • Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.

Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?

Devido ao dimensional do equipamento, este serviço é realizado nas dependências do cliente. Para esta finalidade a Armo do Brasil dispõe de uma brigada para atendimento em campo, além de equipamentos para estas finalidades incluindo: compressores, jato, sistema airless, além de instrumentais de controle de qualidade para garantir que o equipamento recuperado se encontre de acordo com os padrões estabelecidos.