A solução ideal para reduzir o MTTR nas indústrias
Os benefícios desta solução:
- Não precisa de mão de obra especializada.
- Permite realizar reparos de forma rápida, segura e econômica.
- Fornecido em diferentes versões, possibilitando uma ampla gama de reparos.
- Compatível para reparos em áreas classificadas.
- Permite realizar reparos emergenciais possibilitando chegar até a data de uma parada programada.
- Estoque estratégico a pronta entrega.
A Armo do Brasil, conta com uma mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Na cidade de Ribeirão Preto, possui um avançado Centro de Serviços e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.
O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
Os sistemas de reparo emergenciais, são compostos de base epóxi ou uretano (dependendo da sua versão) que possibilitam realizar reparos ou reforços em tubulações, tanques, e volutas que transportam ou armazenam substâncias nas indústrias. Existem três tipos de soluções:
Bastão Epóxi 2×1: Desenvolvido para realizar reparos emergenciais e vedar vazamentos de até 3 mm diâmetro em até 5 minutos.
Bandagem Industrial: Consiste em um kit para realizar reparos emergenciais de vazamentos em tubulações metálicas e não metálicas.
Aplicável em tubulações de até 24” de diâmetro com a finalidade de reparar ou reforçar a parede do mesmo. Apto para água potável e excelente resistência à maioria dos produtos químicos.
Kit RKA 800 Kevlar: é um sistema de contenção de vazamentos emergenciais cujo kit que contempla tudo o que é necessário para realizar reparos ou reforços estruturais em tubulações, tanques, flanges e uniões ou outras superfícies. É possível vedar vazamentos de vapor de até 10 kgf de vapor. O produto é excelente para trabalhar em contato com etanol, biodiesel, vapor, vinhaça, água e substâncias com pH de 2,0 a 11.
Que problema identificamos?
As substâncias utilizadas nas indústrias possuem uma série de propriedades que com o passar do tempo deterioram a resistência estrutural, produto de processos corrosivos, erosivos, abrasivos, temperatura, vibrações e em muitos casos uma combinação de estes. Como consequência ocorrem furos ou trincas principalmente nas soldas, curvas de tubulações, ou áreas próximas aos flanges. Como consequência ocorrem vazamentos que implicam:
- Possíveis contaminações ambientais.
- Perigos para os colaboradores e terceiros.
- Desperdício de matérias-primas que representam lucros cessantes.
- Queda de produtividade.
- Falha prematura de equipamentos.
Como fazemos isso?
O tipo de vazamento, substâncias contidas e condições de operação determinam o tipo de solução que será utilizada.
Bastão Epóxi 2×1: Ideal para pequenos furos e reparos. A superfície pode estar molhada.
Bandagem Industrial: Permite reforçar tubulações, uniões flangeadas, soldas ou rachaduras.
Kit RKA 800 Kevlar: Ideal para reparos em áreas classificadas, contato com vapor, ou substâncias corrosivas e abrasivas.
As etapas de trabalho:
Bastão Epóxi 2×1:
- Utilizar uma lixa para garantir que a superfície deve estar livre de óleo, graxa e sujeiras. Para obter um melhor resultado, recomenda-se dar uma rugosidade na superfície, seja através do lixamento manual ou por meio de máquinas.
- Utilizando uma régua metálica, corte um pedaço suficiente para cobrir e estancar a área do vazamento numa espessura de 3 mm, garantindo que se espalhe em todas as direções da área preparada.
- Aplique com a mão e gerando pressão uma quantidade suficiente de produto de forma que consiga cobrir a área do reparo e as proximidades.
- Aplique pressão na área onde o produto foi aplicado durante 3 a 5 minutos para selar o vazamento.
- A vida útil da mistura é de 3 a 5 minutos, então aplique o produto imediatamente após da mistura.
Bandagem Industrial:
- Preparação da Superfície: O ideal é reduzir a pressão do fluido o vapor ao máximo possível para facilitar a operação. Utilize a lixa para remover a ferrugem e restos de outras sujeiras próximo da área a ser reparada. Na sequência utilize um pano com álcool para descontaminar a superfície em volta do furo.
- Utilizando uma régua metálica corte um pedaço do Bastão Epóxi 2×1 para Reparos Stier suficiente para cobrir e estancar a área do vazamento numa espessura de 3 mm, garantindo que se espalhe em todas as direções da área preparada.
- Aplique pressão na área onde o produto foi aplicado durante 3 a 5 minutos para selar o vazamento.
- Retire a bandagem enrolada da sua embalagem e mergulhe-a na água por 20 segundos, o que fará com que o revestimento que envolve a bandagem seja ativado.
- Retire a bandagem da água e imediatamente enrole a totalidade da mesma firmemente na tubulação começando a partir de um dos extremos, cobrindo uma área entre 2” e 4” de cada lado da área onde foi aplicado o Bastão Epóxi 2×1.
- Assim que a área estiver completamente enfaixada, umedeça as mãos com água e passe-as por cima da área do reparo, gerando pressão para suavizar a textura e remover possíveis bolhas. Em aproximadamente 30 minutos o reparo estará pronto para voltar ao serviço.
Kit RKA 800 Kevlar:
- Preparação da Superfície: O ideal é reduzir a pressão do fluido o vapor ao máximo possível para facilitar a operação. Utilize a lixa para remover a ferrugem e restos de outras sujeiras próximo da área a ser reparada. Na sequência utilize um pano com álcool para descontaminar a superfície em volta do furo.
- Atraque uma das pontas da Cinta de Atracar passando-as em torno da tubulação. Procure deixar a cinta pré-posicionada ao lado de onde está sendo realizado o reparo.
- Mistura de Componentes: Antes de iniciar o processo de mistura homogêneo, considere à vida útil da mistura de acordo à temperatura do ambiente. Utilizando espátulas diferentes, misture o produto colocando 4 partes do Componente A para 1 parte do Componente B sobre a Prancha de Polipropileno de trabalho. Esfregue com pincel de cerdas curtas na área em volta do furo ou trinca.
- Faça uma pelota com a massa epóxi e coloque pressionada na chapinha no lado que está lixada e espere uns 5 minutos até a massa ganhar consistência.
- Em seguida posicione a chapinha centralizando em cima do furo ou trinca e na sequência posicione a cinta de atracamento sobre a chapinha e atraque com firmeza até sentir que o vazamento estancou, espere 30 minutos, retire a cinta.
- Aplicação do Revestimento: Utilizando uma espátula limpa, aplique uma camada uniforme sobre a Chapa Metálica e espere até chegar ao ponto de “durex”. A camada deverá ter entre um mínimo de 1,5 mm e um máximo de 19 mm conforme as condições das superfícies.
- Utilização da Tela de Fibra de Vidro: Utilizando um estilete ou tesoura, corte um pedaço da Tela e aplique sobre a área onde aplicou o revestimento. Na sequência, aplique parte do Revestimento sobre a outra camada da Tela.
- Camada Final do Revestimento: Aplique uma última camada do revestimento na área do reparo. Uma vez finalizada a aplicação, umedeça as mãos com álcool e passe-as por cima da área do reparo gerando pressão para suavizar a textura e remover possíveis bolhas e excesso de produto, aproveite essa fase para melhorar a forma do acabamento. Após 30 minutos aproximadamente, faça um teste com a ponta dos dedos tocando o revestimento, sinta se o revestimento está duro e firme, após a verificação o reparo estará pronto para voltar ao serviço com segurança.
Que setores podem se beneficiar?
- Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.
- Fábricas de papel, celulose e os seus derivados.
- Indústrias de Alimentos e bebidas.
- Indústrias Químicas e Petroquímicas
- Estações de Tratamento de Efluentes.
Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?
Estes tipos de Kits estão destinados para que o próprio cliente possa realizar o reparo nas suas instalações e no local onde aconteça o vazamento.
Para casos mais exigentes, o cliente também tem a possibilidade de contratar a Armo do Brasil para realizar o reparo em campo.