ARMO do Brasil

Case de Sucesso: Gaxetas para Reduzir Vazamentos em Cristalizadores

Os cristalizadores de açúcar são agitadores instalados nas fábricas de açúcar das usinas sucroenergéticas. A partir do cozimento, estes equipamentos cristalizam o açúcar conferindo a sua estrutura cristalina através de um processo lento de resfriamento, recuperando parte da sacarose que ainda pode estar dissolvida nesse mel.

DESAFIO

Problemas: 

O produto tem uma estrutura aglutinante, cristalina e altamente abrasiva, o que representa um desafio para as vedações e o eixo. Entre as principais dificuldades desta aplicação encontramos:

Vazamentos recorrentes: O equipamento começa a vazar poucos dias após o início da safra, representando quedas na produtividade e prejuízos econômicos significativos.

Impossibilidade de substituir as gaxetas durante a safra: Após o equipamento ser cheio a gaxeta não pode ser substituída.

Desgaste e falta de alinhamento no eixo: Além de se produzir um desgaste na área do assentamento das gaxetas, é normal identificar inclinação nos eixos, o que dificulta a instalação das gaxetas.

Necessidade de ajuste recorrente: Devido ao desgaste da gaxeta e a exigência da aplicação, os mecânicos precisavam comparecer no setor semanalmente para realizar ajustes.

Causa Raíz: 

Devido às características abrasivas do açúcar, a condição do eixo e a falta de manutenção periódica neste tipo de equipamentos, as gaxetas sofrem múltiplas exigências que dificultam uma vedação efetiva.

Objetivo:

Melhorar o MTBF das gaxetas, reduzindo de forma significativa os vazamentos de matéria prima, a frequência de reaperto e o desgaste do eixo.

SOLUÇÃO

O resultado da combinação das gaxetas da marca Carrara® YKD 6605 e 55B (as quais possuem um alto grau de compatibilidade) garantiram uma vedação muito eficiente, de alta durabilidade e sem prejudicar a operação. 

A Gaxeta 55B foi escolhida pela sua excelente moldabilidade, que garante uma excelente capacidade de vedação, e reduz a necessidade de re-apertos. Por ser uma gaxeta extrusada e de baixo coeficiente de atrito, a mesma não irá desgastar o eixo. 

Por sua vez, a gaxeta YKD 6605 foi utilizada com anel anti extrusão, para que quando se realizasse o aperto da sobreposta, não danificasse os anéis de gaxeta 55B. Pelo fato da gaxeta ter quinas de PBI e lubrificação de PTFE, ela não irá desgastar o eixo.

RESULTADOS/KPI’S

Devido à análise do equipamento, a instrução da equipe durante o engaxetamento e o trabalho de acompanhamento em campo durante a safra, foi possível constatar níveis de excelência na vedação nunca registrado antes. Operou com uma excelente capacidade de vedação durante 3 safras, e só foram substituídas devido a uma reforma no equipamento que estava programada.

Entre os benefícios desta solução, foi possível comprovar que ela:

  • Aumenta o MTBF 
  • Diminui significativamente os vazamentos de açúcar.
  • Evita o desgaste do eixo e é livre de grafite.
  • Capaz de amenizar, e até compensar, a falta de centralização do eixo.
  • Melhora a higiene do local.
  • Permite a padronização do processo.
Para saber mais sobre as Soluções Armo do Brasil, entre em contato com nossos especialistas!

Veja também