Revestimento em tanques e dornas: maior confiabilidade e durabilidade para os ativos
Os benefícios desta solução:
- Excelente resistência à corrosão e desgaste abrasivo.
- Amplo portfólio de soluções para cada tipo de aplicação.
- Aumenta o MTBF do ativo e a confiabilidade operacional.
- Serviço com garantia de até 5 anos, dependendo da aplicação.
- Prazo de execução variável em função da metragem e condição da superfície.
A Armo do Brasil, conta com uma mais de 15 anos de experiência na aplicação de revestimentos policerâmicos enriquecidos. Na cidade de Ribeirão Preto, possui um avançado Centro de Serviços e uma experiente equipe de especialistas em manutenção mecânica, que através dos seus conhecimentos e vivências se dedicam a estudar os processos que desgastam os ativos e como aumentar a performance e vida útil dos mesmos.
O que é o equipamento / para que ele serve / qual a utilidade?
Os tanques são equipamentos estáticos, cuja função é a de armazenar produtos líquidos com diferentes consistências. Este tipo de reservatórios podem ser encontrados em todo tipo de indústria e também são utilizados nas diversas etapas dos processos industriais.
Na grande maioria dos casos, estes equipamentos são fabricados em metais ferrosos (principalmente aço inox e aço carbono) e também em concreto, porém a fibra de vidro é outro material que está começando a ser mais frequente.
Os tamanhos destes equipamentos são variáveis, podendo conservar desde poucos litros até milhões, o que significa que as suas dimensões são variáveis em função do porte e da necessidade de cada indústria.
Que problema identificamos?
Neste tipo de equipamentos, os fluídos costumam ficar estáticos, armazenados por longos períodos e raramente são completamente esvaziados uma vez que entram em operação.
O principal problema que estes equipamentos sofrem são processos de corrosão que produzem infiltrações, o que se traduzem em furos que devido à pressão gerada pelo líquido contido (pressão de coluna), são verdadeiramente difíceis de vedar.
Em função do material em que o mesmo está construído, podem existir problemas específicos.
Concreto: Infiltrações, desgastes corrosivos e rachaduras.
Metálicos: Trinca nas soldas (pela movimentação do tanque), corrosão, fadiga.
Como fazemos isso?
Os tanques são equipamentos cujo custo de fabricação é elevado e pelo fato deles estarem na maior parte do tempo em operação, realizar manutenções neles é algo que precisa ser muito bem planejado.
Ainda nos dias de hoje, é possível identificar que muitas indústrias não utilizam nenhuma proteção, ou utilizam apenas tintas epóxi, alquídicas ou similares de baixa espessura, porém elas só fornecem uma durabilidade muito limitada, o que se traduz numa dificuldade a futuro, uma vez que a sua parada representará remanejamentos de produção que podem afetar a produtividade ou o faturamento da empresa.
Por este motivo é indispensável a utilização de revestimentos especiais que oferecerão à superfície condições que a preservarão de forma integra por períodos muito mais extenso.
Cada situação é estudada minuciosamente pela nossa equipe técnica, entregando uma solução personalizada para cada cliente ou aplicação.
As etapas de trabalho:
Para Reservatórios Metálicos
Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. Inclui sucessivas etapas de descontaminação por aquecimento controlado, limpeza com produtos químicos, neutralizações e jateamento com granalha angular. Este tratamento permitirá uma excelente ancoragem ao metal base, evitando o desprendimento do mesmo.
Reconstrução de dimensional: As regiões que sofreram um maior desgaste são recuperadas utilizando um revestimento de base epoxi com carga de titânio, zircônio e Fibra de Aramida. Este mix de componentes permite uma excelente compatibilidade com o metal base, conferindo uma maior resistência ao desgaste e impacto nas áreas mais críticas.
Revestimentos Policerâmicos: Após estudar as combinações de substâncias e temperaturas às quais o equipamento está sujeito, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi cerâmicos enriquecidos com matérias específicas que proporcionam ao equipamento uma excelente proteção de barreira contra o ataque químico e abrasivo. Estas camadas possuem um baixo coeficiente de atrito (0,05 Micros Ra) e a adesão de Politetrafluoroetileno (PTFE), o que lhe confere excelentes propriedades antiaderentes facilitando o escoamento do produto ou até etapas de limpeza quando forem necessárias.
Para Reservatórios de Concreto
Preparo da Superfície: Responde por 70% do trabalho. Consiste em várias etapas, que vão desde a análise da condição do concreto, incluindo possíveis obras de civil, descontaminações, processos de lixamento e preparação juntas de dilatação e nivelamento.
Revestimentos Epoxi Modificados: Após estudar as combinações de substâncias e temperaturas, compressão, ou necessidades especiais, se escolhe o tipo de revestimento que será utilizado, são aplicadas camadas de revestimentos epóxi de alta espessura.
Este tipo de revestimento, recupera e nivela às áreas que sofreram desgaste, conferindo uma resistência à compressão (a qual pode chegar a ser várias vezes superior à do concreto), proteção de barreira e impermeabilização contra o ataque químico, e uma surpreendente resistência ao desgaste abrasivo.
Em função da necessidade do cliente e caraterísticas dos projetos, podem ser oferecidas mais de uma alternativa.
Que setores podem se beneficiar?
A gama de setores que pode contratar este tipo de serviço é ilimitada. Onde existirem reservatórios, é possível fornecer uma solução à medida.
- Usinas de Açúcar, Etanol e Bioenergia.
- Fabricas de papel, celulose e os seus derivados.
- Indústrias de Alimentos e bebidas.
- Indústrias Químicas e Petroquímicas
- Estações de Tratamento de Efluentes.
- Indústrias siderúrgicas.
Esse serviço pode ser feito nas dependências do cliente ou somente no centro de serviços?
Pela própria natureza deste tipo de material, este serviço é unicamente realizado nas dependências do cliente. Devido ao número de variáveis que incidem neste tipo de aplicação, é indispensável a visita de um Técnico de Aplicação para avaliar as condições do local e do tipo de serviço a ser realizado, para ter uma solução duradoura e confiável.